Pular para o conteúdo principal

ASFEPAM DEBATES

Caros associados:

Ontem, a Asfepam recebeu mensagens de associados sobre o assunto a ser discutido no próximo ASFEPAM DEBATES. Em primeiro lugar, gostaríamos de informar que o ASFEPAM DEBATES é um compromisso pré-eleição assumido por esta diretoria, evento para que os associados pudessem receber de fontes isentas e técnicas informações sobre matérias que são importantes no dia-a-dia do meio ambiente. Em segundo lugar, há um planejamento de matérias que são preparadas com muita antecedência para garantir a qualidade da informação e a preparação dos debatedores, inclusive nos e-mail de divulgação solicitamos aos associados sugestões de assuntos para os debates. A seguir, a escolha dos debatedores e suas disponibilidades. Seguindo, preparar as agendas dos debatedores para que coincidam no evento. Finalmente, ter uma plataforma adequada com boa resolução a fim de que todos possam acessar. Com isto, podemos alcançar todos os associados em todos os cantos deste Rio Grande.

É o que temos elaborado e o que tem sido efetivamente realizado.

No caso em tela, foi-nos questionado por que não havia um representante da DMIN. Deve ser salientado que a não escolha de um integrante desta divisão deve-se, clara e precisamente, para não expor algum técnico que está intimamente ligado aos licenciamentos de empreendimentos que possam ser citados no debate. Não nos cabe fazer isto. Até porque seria irracional e leviano estarmos convidando técnicos para falar de situações cujo propósito refere-se a assuntos ligados ao licenciamento ambiental. Além disto, é importante frisar que os convidados a debatedores são escolhidos por suas entidades, associações, órgãos ou sindicatos e os convites a estes endereçados. Assim, não seria convidado o técnico da DMIN e, sim, o convite seria endereçado à Diretoria da FEPAM para que esta escolhesse seu representante, caso aceitasse o convite.

Salientamos que estamos trabalhando com toda a transparência e sempre estamos sendo contatados por associados, tanto da sede como das regionais, que nos tem enviado sugestões, críticas e informações extremamente pertinentes. E analisamos e respondemos a todas quando necessário. 

Ressaltamos, por exemplo, que uma das preocupações que temos é que realizamos em duas oportunidades, a escolha de representantes para o Consema e para as câmaras técnicas do conselho, em seleção democrática e com participação de inúmeros técnicos presentes. Que foram excluídos em parte porque a gestão da FEPAM entendeu, com o Consema, que os representantes do corpo técnico seriam indicados pela FEPAM. Entretanto, naquela oportunidade não recebemos nenhuma manifestação dos que ora nos questionam sobre o ASFEPAM DEBATES.

Finalmente, esta diretoria da ASFEPAM se pauta pela responsabilidade por aquilo que fazemos. No estatuto da associação não existe diferenciação entre os associados pelo cargo que ocupam na estrutura da FEPAM.

Abraços a todos os associados. 

Em 29.09.2020

Diretoria da ASFEPAM

Gestão 2020/2021